físico britânico Stephen Hawking tinha 21 anos quando foi diagnosticado com uma distrofia neuromuscular, chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Na época, os médicos lhe deram apenas dois anos de vida.

Hawking, com 73 anos, tornou-se um dos mais importantes físicos – um mestre da Universidade de Cambridge, um investigador de buracos negros e autor do livro “Uma breve história do tempo: do Big Bang aos buracos negros”.

Business Insider compilou uma listacom 15 frases que mostram a abordagem de Hawking em relação à ciência e à vida.


Sobre deficiência
“Meu conselho para outras pessoas com deficiência seria se concentrar em coisas que sua deficiência não evita que você possa fazer, e não se arrependa das coisas nas quais [a deficiência] interfere. Não seja deficiente em seu espírito, como você é fisicamente.”
[The New York Times, 2011]

Sobre a esclerose

“É uma perda de tempo ficar irritado com a minha deficiência. As pessoas não vão ter tempo para você se você está sempre irritado ou reclamando”.

Sobre prioridades
“Meu objetivo é simples. É a compreensão completa do universo, por que ele é assim e por que existe.”
["O Universo de Stephen Hawking", 1985]

Sobre livre arbítrio
“Eu já reparei que até as pessoas que dizem que tudo é predeterminado, e que não podemos fazer nada para mudar isso, olham antes de atravessar a rua.”
["Buracos Negros, Universos-bebês e outros Ensaios", 1994]

Sobre humor
“A vida seria trágica, se não fosse engraçada.”
[The New York Times Magazine, 2004]

Sobre buracos negros
“Se você pular em um buraco negro, a sua energia de massa vai retornar para o nosso universo, mas num formato distorcido que contém a informação sobre qual era sua aparência, mas em um estado no qual não pode ser reconhecido facilmente. É como queimar uma enciclopédia. A informação não se perde, se você mantiver a fumaça e as cinzas. Mas é difícil de ler.”
[O Futuro do Espaço-Tempo, 2005]

No valor da teoria das cordas
“Quando nós entendermos a teoria das cordas, saberemos como o universo começou. Isso não terá muito efeito na maneira como vivemos, mas é importante para entender de onde viemos e o que podemos encontrar à medida que exploramos.”
[The Guardian, 2005]

Sobre seu QI
“Eu não tenho a menor ideia. As pessoas que se gabam de seus QIs são umas perdedoras.”
[The New York Times Magazine, 2004]

Em que ele pensa o dia inteiro
“Mulheres. Elas são um mistério completo [para mim]”.
[The New Scientist, 2012]

Sobre a razão de escrever para um público não especializado
“Eu dediquei um esforço tremendo para escrever ‘Uma nova história do tempo’ quando estava muito doente com pneumonia porque acho que é importante para cientistas explicar seu trabalho, particularmente em cosmologia. Isso agora responde muitas perguntas que antes eram endereçadas à religião.”
[The Guardian, 2005]

No momento “eureka” de uma nova descoberta
“Eu não compararia com sexo, mas dura mais tempo.”
[Palestra na Universidade Estadual de Arizona, 2011]

Seu conselho para seus três filhos
“Primeiro, lembrem-se de olhar para as estrelas lá no alto e não para seus pés lá embaixo. Dois, nunca desistam do seu trabalho. O trabalho lhe dá sentido e propósito, e a vida é vazia sem isso. Três, se você for afortunado a ponto de encontrar amor, lembre-se de que ele está ali e nunca o jogue fora.”
[ABC News, 2010]

Sobre extraterrestres
“Se extraterrestes nos visitarem, o resultado poderia ser parecido com a chegada de [Cristóvão] Colombo à América, o que não foi bom para os americanos nativos. Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver em algo que não gostaríamos de encontrar pela frente.”
["Into the Universe with Stephen Hawking," 2010]

Sobre sua saúde
“Quando eu fui diagnosticado com ELA, o médico me deu dois anos de vida. Agora, 45 anos depois, eu diria que estou indo bem.”
[CNN, 2010]

Sobre Deus
“Deus talvez exista, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador.”
[CNN, 2010]

Sobre lidar com bloqueios
“Não é bom ficar furioso se você empacou [em uma ideia]. O que eu faço é continuar pensando sobre o problema, mas trabalhando em outra coisa. Às vezes se passam anos antes de encontrar o caminho para seguir em frente. No caso de perda de informação e buracos negros, foram 29 anos.”
[The Guardian, 2005]

Stephen Hawking

Mudança

“Inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças”.

Imperfeição

“Da próxima vez que alguém reclamar que você cometeu um erro, diga a essa pessoa que talvez isso seja uma boa coisa, porque sem imperfeição nem você nem eu existiríamos”.

Há esperança

“Não importa o quão ruim a vida possa ser, há sempre alguma coisa que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança”.

Stephen Hawking é tão representativo quando o assunto é Ciência que a sua própria vida é a prova disso. Diagnosticado aos 21 anos como portador de uma forma degenerativa da esclerose lateral amiotrófica, Hawking recebeu uma triste expectativa médica: teria apenas mais dois anos de vida. Hoje, aos 74 anos de idade, o cientista não apenas driblou a expectativa como é considerado um dos grandes gênios vivos do mundo.

Também, um texto muito interessante sobre Stephen Hawking se encontra em

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/09/8-reflexoes-para-conhecer-linha-de-pensamento-de-stephen-hawking.html