Eis algumas ideias coletados ao longo dos anos, sobre os quais pode ser útil refletir:

Seu corpo é o único que você tem, se não cuidar bem dele onde é que você vai viver?

Aconteça o que acontecer, esteja você onde estiver, é você quem faz a edição do que está na sua mente, faz a sua opção para a vida. O que você pensa do mundo não vai mudar o mundo mas vai influenciar a sua atitude em relação ao mundo e moldar como você vai viver.

É fundamental uma sensação de autonomia e liberdade dentro da sua cabeça e as pessoas não vão pisar em você a menos que você se deite. Por outro lado, se tem vontade de dançar, vá e dance, não interessa se você sabe dançar ou não, não há uma lei de que todo mundo tem que saber dançar e dançando você vai aprender; quem não gostar da sua dança que não venha dançar com você, fique dançando ele mesmo do jeito que prefere.

Você não vai ter a concordância de todos, portanto cuide em agradar a você mesmo e às pessoas próximas na sua família, revise os seus procedimentos e continue trabalhando até realizar o que deseja.

Fracassadas são as pessoas que desistiram; quem continua tentando, um dia pode dar certo - o fracasso acontece para os que desistiram de continuar tentando.

Muitas vezes, as pessoas são criticadas por causa das suas qualidades mais do que por causa dos seus defeitos. Só atiram pedra em árvore que tem frutos. Muitas dos que fizeram, descobriram ou inventaram algo valioso foram hostilizados; como exemplos, Galileu, William Master, pesquisador da sexualidade humana, Oswaldo Cruz no começo do século XX no Rio de Janeiro ao pretender combater a febre amarela e a varíola. Rara vez na historia da humanidade a maioria esteve certa. Vão colocar obstáculos na sua vida; você se abater ou se revoltar não adianta; você pode revisar o seu jeito e continuar ativo fazendo o seu trabalho até conseguir.

Cuide de conhecer bem as suas emoções, para que elas não influam desastrosamente nas suas tomadas de decisões. Também, em geral, nos relacionamento importantes, é ruim deixar assuntos mal esclarecidos, vale a pena comentar e perguntar para evitar assuntos pendentes e mal-entendidos. Você pode comentar e reclamar com delicadeza sobre o que lhe desagradou; quem evita reclamar, acaba revoltado e tendo explosões emocionais inadequadas.

Por outro lado, você não vai ficar mentiroso ou desonesto, mas a franqueza indiscriminada pode redundar danosa. Para um convívio proveitoso, pode valer tentar entender o ponto de vista e o interesse da outra pessoa antes de fincar pé no seu próprio interesse. Contudo, uma pessoa que se mostra atenciosa com você mas é grosseira com o garçom ou outros funcionários – com você ela se cuida, com o garçom descuida e mostra seu outro lado, que pode ser o mais verdadeiro – e você talvez decida evitar conviver com ela.

Um tanto de egoísmo é necessário – você tem que acumular algumas “riquezas” para ter o que distribuir para quem necessite.

0 critério do “natural" versus “antinatural” ou “artificial” pode ser muito precário; câncer e pneumonia são “naturais” e podem matar, antibióticos e quimioterapia são artificiais e salvam vidas.

Em geral, as aparências não enganam, as coisas são como aparentam ser, se você coletar informações detalhadas, examinar minuciosamente as situações e aceitar enxergar o que está na frente dos seus olhos.

Em muita coisa na vida, o difícil é descobrir o jeito fácil. Muitas vezes, o perfeito é inimigo do bom – querer fazer muito bem pode impedir que seja feito o possível. Também, muitas vezes, mais vale adotar um procedimento bom consistente com a sua personalidade do que um procedimento ótimo fora do seu feitio.