Muitos casais decidem engravidar quando já estão morando junto há alguns anos, o convívio entre eles é prazeroso, a situação financeira está um pouco equilibrada – ou seja, há um conjunto de aspectos favoráveis para poderem ter os filhos e cuidar bem deles.
Muitas outras crianças não são planejadas e não nascem em situação assim.
Eis uma história de como é fácil engravidar:
Minha mãe saiu de casa com dezoito anos, para viver com um namorado. Engravidou pouco depois e teve uma filha, que é a minha irmã mais velha. Pouco depois se separaram.
Ela teve outro namorado e também engravidou – esse é o meu pai. Quando ela fez vinte e dois anos eu já tinha nascido, mas eles nunca chegaram a morar juntos. Pouquíssimo convivi com o meu pai, ele raramente aparece.
Com duas filhas pequenas, minha mãe não tinha condições de trabalhar fora e tampouco tinha instrução que lhe permitisse um emprego melhor.
Mesmo assim, ela engravidou de novo, tenho um irmão dois anos mais novo do que eu; quer dizer, com vinte e cinco anos ela não tinha estudo e não tinha trabalho mas já tinha três filhos.
Há uns dez anos, meus avós, pais da minha mãe, fizeram um casebre, nos fundos do terreno deles, onde nós moramos, de forma que por sorte eles nos sustentam e não passamos fome.
Agora, minha irmã está grávida também, mas continua morando conosco, pois o namorado dela está desempregado.