Muitas pessoas, no dia a dia, sentem tristeza e aflição, face ás situações cotidianas da sua vida, problemas reais desagradáveis.

Noutras pessoas, os sentimentos de tristeza ou as aflições não são propriamente relacionadas as acontecimentos ou situações da sua vida atual, ou são desproporcionais a essas situações. Muitas dessas pessoas estão sofrendo do que chamamos as doenças de depressão e de ansiedade e problemas de relacionamento – incômodos em geral tratáveis com bons resultados.

Repetindo:

Na maioria, os sintomas que causam sofrimento nas pessoas mesmo sem situações na sua vida corrente que justifiquem esse sofrimento são causados por dois tipos de motivos:

- defeitos no funcionamento da estrutura (partes) do cérebro, que é um órgão tão complexo - tais são as doenças de depressão e ansiedade;

- padrões de funcionamento e comportamento da pessoa no seu relacionamento com outras pessoas na sua vida (familiar, profissional, social etc); são problemas em geral relacionados a situações da sua vida na infância e acessíveis a tratamento de fundamentação psicanalítica - Freudiana.