Apresentamos os dados da nossa pesquisa em Londres, em 1968, naquele Simpósio de três dias, todo ele dedicado a "O Papel do Aprendizado em Psicoterapia", e que incluía pessoas que haviam desenvolvido técnicas comportamentais para a modificação do funcionamento da personalidade. Cinquenta por cento dos participantes eram pesquisadores em Psicologia e algumas das pessoas mais eminentes estavam lá, como Lazarus e um grande número de outros, que, naturalmente, eram estudiosos dos mecanismos de aprendizado. E os outros cinquenta por cento éramos nós, os psicanalistas, que, claro, nos baseamos nas teorias psicanalíticas. Foi um Simpósio de três dias, tentando ver a maneira pela qual o aprendizado tem um papel na intervenção psicoterápica. Isso foi publicado em Londres, o livro é chamado "The Role of Learning in Psychotherapy", é um livro soberbo, para qualquer pessoa interessada em ver como aprendizado, como tal, pode ter um enorme efeito na resolução emocional de problemas. Podemos aproveitar as teorias do aprendizado em uma mão, e as teorias psicodinâmicas na outra mão, em vez de serem duas estradas paralelas que não se encontram nunca.