Algumas pessoas - mais nitidamente vemos isso em mulheres - tem inculcado fortemente na sua cabeça um procedimento para bloquear qualquer comportamento que possa conduzir a sentir-se e fazer-se sexualmente atraente.

 

Eis o relato de uma moça de trinta anos:

Na verdade na minha cabeça o que está gravado é que eu nunca vou conseguir ter nada. A minha vida foi difícil e pobre até agora; então, decerto nunca vou ter um namorado bonito e bondoso, que possa me querer como mulher e como esposa e me querer como companheira para a vida.

Eu sei que pode ser diferente, que eu sou carinhosa e esforçada, que sou uma boa pessoa e que mereço alguém bom; mas também continua na minha cabeça que nunca vou consegui nada.

Vi no shopping um sapato bonito, vermelho, me lembrei de que agora eu tenho o dinheiro, que antes não tinha, e achei que eu iria ficar bonita com ele.

Mas como sofri! Parecia que estava fazendo algo errado, não era medo, mas uma sensação que de eu não merecia esse “capricho” de comprar alguma coisa que iria me sentir bonita, como se eu fosse me fazer "oferecida" ou até "puta" com um sapato bonito e, ainda mais, vermelho

E ao mesmo tempo eu queria. Demorei a tarde inteira, entrava na loja experimentava o sapato, ai vinham na minha cabeça os pensamento e as sensações de que eu não devia comprar e me fazer bonita - ou me fazer "oferecida".

Creio que umas quatro vezes entrei e sai, até que finalmente comprei, mesmo me sentindo mal. Aí, veio finalmente uma sensação boa e comprei também duas blusas e uma bermuda.

A sorte é que quando eu me sentia ruim eu também lembrava do que falamos na consulta e de que tenho que entender mais porque sinto isso, por que eu inventei que não posso ou não mereço ser bonita e ser feliz.